Seguidores

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COPA DO MUNDO E SISTEMA PENITENCIÁRIO

Em ano de Copa do Mundo, onde o Brasil será exposto ao mundo,  os Estado que serão sedes da Copa do Mundo estão correndo contra o tempo para realizarem vários investimentos nos diversos setores e o Sistema Penitenciário é um deles.

As Gestões das Secretarias de Administração Penitenciária (SAP) estão realizando nomeações de mais servidores e promovendo qualificações em operações táticas que colocam o servidor pronto para agir nas Unidades Penais em momentos que necessitam para conter o inícios de crises que possam vir acontecer durante a copa do mundo.

Vários investimentos estão sendo feito em Viaturas, Armamentos (Pistola .40 e Fuzi), escudos, capacetes, armas não letais, Pistola Taser, gaz de pimenta e lacrimogênio, uniformes, coletes com placas balísticas, mascara de gaz, botas táticas, balacravas e luvas,  perneiras, vestimentos (calças táticas e gandolas), tonfas, algemas e rádios digitais (HTs), Identificador de Metais e Raio X.

Investimentos de destaques são os Bloqueadores de sinais de celulares, o qual permite a perda do sinal de celulares por um determinado perímetro da Unidade Penal.

Outro investimento, são na área de inteligência, onde em parceria com o Departamento da Policia Federal, serão utilizados escutas telefônicas e técnicas de informações seguras.

As Secretarias de Administração Penitenciárias estarão utilizando Cães farejadores para auxiliar os trabalhos contra drogas e celulares no interior das carceragens.

O foco das Secretarias de Administração Penitenciária são: manutenção da Segurança com Agentes Penitenciários fortemente armados ocupando torres de vigilância e realizando rondas externas com viaturas a frente e a retaguarda. As revistas estarão ocorrendo diariamente para ter como rotina o combate dos materiais irregulares e proibidos no interior da carceragem.

As escoltas são feitas cumprindo os procedimentos de segurança, com número de Agentes Penitenciários superior ao número de saída de presos e com viaturas a frente e a retaguarda. Executando o estilo comboio.

A metodologia de segurança é manter a ordem, disciplina, manutenção de todos os trabalhos do dia a dia sem alterações.

Os Projetos de ressocializações, estudos e cursos serão mantidos com atenção redobrada.

Os Métodos da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais são aplicados no Sistema  Penitenciários das Secretarias de Administração Penitenciária e estão produzindo resultados positivos. Dos Grupos Táticos criado no Sistema Penitenciário de Operações Especiais em Recinto Penitenciário, dão destaque ao Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Um Agente Penitenciário ou Agente de Segurança de Custodia treinado pelo DPOE, GIR e COPE produz ações táticas e operacionais permitindo uma eficaz nos procedimentos na Segurança e Custodia na Unidade Penal muito maior do que nos dias atuais por Agentes comuns, sem qualificações e treinamentos.

A preocupações do Governo Federal e dos Governos Estaduais com o Sistema Penitenciário esta com a luz amarela e a atenção redobrada durante o período da Copa. Vários Estado estarão aplicando durante o Carnaval, os novos métodos de segurança no Sistema Penitenciário para dar novo rumo de gestão de segurança nas  unidades penais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Embora não havendo necessidade de identificação do usuário, sugerimos preferencialmente que o faça. Lembramos que esse é um espaço democrático, por maior que seja sua (provável) indignação, faça sua contribuição com RESPONSABILIDADE e EDUCAÇÃO. Agressões pessoais e termos chulos serão apagados. Vide Art. 220 § 1º e §2º da CF.